quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Anamnese

Anamnese é uma palavra de origem grega que significa recordação. Este significado quando aplicado à filosofia, religião ou medicina muda ligeiramente de sentido. Neste espaço, o seu significado está sobretudo relacionado com aquele que é usado na prática clínica: relembrar todos os factos pertinentes para o assunto em questão, ou se assim o quisermos para a história entre mãos.
Assim sendo, este espaço surge com a pretensão não só de contar como também de reflectir sobre histórias e por vezes sobre a História. Estas reflexões terão sempre um carácter psicológico numa tentativa de compreensão das motivações por detrás das histórias que nos acontecem e que nós fazemos acontecer.
O carácter psicológico destas reflexões procura ter um cariz abrangente da realidade, ou se assim o quisermos, uma visão integral. Uma das teorias que se lhe encontra subjacente dá pelo nome de Psicossíntese.
Contudo, a realidade é mais complexa e misteriosa do que qualquer teoria e é por isso que este espaço estará aberto a comentários de todos aqueles que pretendam dar o seu contributo na construcção de novas histórias.
Finalmente, o objectivo deste espaço é contribuir para a expansão da consciência num movimento de integração e síntese.

1 comentário:

  1. Boa... amiga... vou tentar participar o melhor possível!
    Aliás, tenho um blogue aqui, cujo o título deu o nome ao meu primeiro livro... a minha verdadeira, primeira obra! Pode ser uma obra de "Merda", mas tem muitas "merdas" escritas lá dentro daquelas "merdas"... tipo balas e bolinhos, sei lá! o "AoSol'ÉqueSeEstáBem..." é uma obra d'a gregântica pena da agnóstico'anárquica espiritualidade e que conta com 45 sonetos... os melhores da minha vida! Até à data... espero superá-los mais adiante!

    Gostei muito de saber da "anamnese" e a sua origem... e quero saber mais...

    ;))

    B)'iL

    ResponderEliminar